terça-feira, 18 de junho de 2013

Hoje, o Brasil acordou mais forte

E foram com essas palavras titulares que a nossa Dilma nos acordou hoje (18/06), mas aparentemente, assim como ela não tem mais o que declarar, o povo não sabe mais o que fazer com o poder.
Como assim, olha a revolução que anda ocorrendo nos últimos dias! ok
A coisa mais incrível que eu já presenciei na minha curta vida (e espero que vire mais cotidiano a partir de agora) foi ver o povo indo a rua, não só em São Paulo, mas em vários outros lugares do pais, e descobrindo o seu poder e o poder da mídia moderna a seu favor (redes sociais e facil acesso a informações). Tendo como o estopim o aumento da tarifa de transporte, que já era cara para o que temos disposto na cidade (São Paulo), no valor de 0,20 centavos, a galera saiu do facebook para gritar pelo que acha errado e, sim, desnecessário, a coisa toda foi ótima, galera saiu, outros estados apoiaram, houve os que foram por acreditar, houve os que foram por bagunça, a policia interviu com força e o povo descobriu a partir desta o poder do caos. O movimento foi aumentando cada vez mais e agora não só pelo motivo inicial, mas também contra a repressão cometida pela policia num pais democrático, onde a voz do povo tem de ser maior que a do governo.
Ontem, no chamado quinto grande ato contra o aumento das passagens, a galera se uniu com força total (após conseguir a proeza de uma cidade livre de força policial como arquibancada pelo governador) para reevindicar, não somente a taxa do transporte, como também simplesmente TUDO, isso mesmo, aproximadamente 70mil pessoas pra mais (apenas em são paulo, sem contar as 100mil do rio de janeiro) reclamando de tudo a mesmo tempo!
A vontade de fazer algo estava tão entalada na garganta dos jovens que agora que estão com a voz não sabem organizar e falar uma coisa de cada vez, não venho por esta criticar, esperei muito por este momento, e tenho medo de jogar ralo a baixo o que subitamente conquistamos. Nós encontramos o meio, e temos agora de saber usar prudentemente, ou como já estou percebendo em pequenos atos, o movimento vai se auto implodir, assim mesmo, de dentro pra fora.
O poder cega, e os cegos se perdem sem algo que os guie. Se queremos ser apartidários, não podemos perder o foco e nos deixar levar pela euforia. Também estou euforica com tudo isso e com vontade de fazer tudo ao mesmo tempo, somos jovens e crescemos em cima de herois, alcançamos o lugar que estamos sem um lider (apesar de não desmerecer os esforços iniciais do MPL) e estamos confundindo essa força com anarquia, o grupo em si já se esfacela em seus próprios ideais, uns pregam o vandalismo, outros exigem o recuo da força tática com a garantia de ordem, revindicam tudo e nada ao mesmo tempo. A revolução sem a ordem se perde no meio do caminho, e sem foco como está ficando, vai bater na trave.
É necessário manter a calma e tentar se organizar, quem sabe usar a rede social que tanto nos ajudou no começo para manter o foco e entrar em acordo de uma forma organizada.
Sem uma liderança, a desordem é praticamente certa. Se é esse o desejo, precisamos de máxima organização e compreensão de todos no que vamos fazer exatamente com o que conquistamos. 
Estamos mesmo preparados para levar adiante sem liderança?

Lembrando que não venho julgar ninguém e sinto-me eufórica para gritar também pelo que é nosso de direito!!!
Estou firme e forte pedindo pela diminuição da taxa, e acreditando que o movimento não vai perder sua força, para que depois continuemos a usa-lo. Juntos temos a força e a voz que comanda.
Que gritemos sempre pelo certo, gritando SEM VIOLÊNCIA E SEM DEPREDAÇÃO! (lembrando sempre que a cidade é nossa, e destrui ela não vai ferir só a eles).

Segue fotos que tenho tirado nos protestos dos mais diferentes cartazes

























Nenhum comentário: