sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Indicações...


O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, traz em suas páginas a intrigrante relação de duas garotas e misteriosas postagens de cartões de aniversário. A história se passa na Noruega e seu desenrolar tem como pano de fundo um curso de Filosofia gratuito. A cada novo cartão recebido uma nova pista para a descoberta do mistério e uma nova reflexão sobre a existência humana.

O desfecho da história é simplesmente surpreendente e promete emocionar o leitor. O mundo de Sofia é um grande sucesso da literatura estrangeira e envolve de maneira deliciosa, toda a história da Filosofia Ocidental.





A capa do livro denuncia em letras azuis: “A aventura de uma geração”. Uma geração que apesar da pouca idade parecia ser movida por paixões. Os sabores e dissabores de um ano marcante, que parece ter tido acontecimentos demais para 366 dias. 1968 foi ano bissexto, assim como seu também marcante predecessor, 1964.

1968- O ano que não terminou, de Zuenir Ventura, é mais do que um apanhado cronológico de fatos. É um retrato fiel não só de uma época, mas de seus sentimentos. O que caracteriza realmente uma geração? Sonhos, anseios, esperanças, utopias, pavores, espantos e feridas. Esse imaginário é minuciosamente construído a partir de relatos factuais e um tanto quanto intimistas de visões diferentes, embora complementares, de quem viveu, viu e sofreu 1968.



.N.

Nenhum comentário: