segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Zach Condon

Vocês já ouviram falar na “música da Capitu” ou aquela música que toca na mini-série da “menina dos olhos de ressaca”… né?

Então, Beirut é o nome da pérola, e depois dessa “ajuda global”, se tornou “audição obrigatória” para qualquer pessoa que quer saber um pouco de música além do rock. Desde o lançamento da micro-série, o maior hype brasileiro é escutar Beirut e apaixonar as pessoas por “Elephant Gun”, a música da Capitu.

Zach Condon é direto, poético e simples nas respostas, mas o coração balança quando lemos frases tipo “tocar no Brasil” e “novo EP” citadas por Zach ao blog. Aproveite agora, e se delicie-se com Beirut.






Zach, você está à frente da banda, mas os outros membros do grupo também compõem? Como é o processo criativo?
Às vezes, eu recebo uma ajuda extra dos membros da banda mas, para a maioria delas, eu tomo todas as decisões sobre melodia e ritmo. Nós temos, por exemplo, colaborado com Owen Pallet, do Final Fantasy, para seções de cordas de um álbum; e recentemente viajamos para o México e eu colaborei com uma banda de metais de um vilarejo local.



A banda gosta de fazer covers ou versões? O que tem sido feito e executado ao vivo?

Nós temos tocados algumas músicas de Jaques Brel, ele é, de longe, meu cantor favorito. Recentemente nós estamos tocando a música “O Leãozinho”, do Caetano Veloso. Costumávamos tocar a versão em inglês por um tempo. Acho que todos nós cansamos de soar como outra pessoa.


A maioria dos fãs de vocês tem o tipo de cultura indie-rock, mesmo sem a banda ter algum tipo de rock. Por que você acha que o Beirut faz sucesso com esse tipo de público?
Eu tenho me perguntado a mesma coisa. Eu suponho que há uma nostalgia em relação à música que nos conecta com a maioria das pessoas.


Existem muitos tipos diferentes de fãs, mas a banda tem daqueles fãs-fanáticos? Você têm alguma história divertida para nos contar?
É, sim, temos alguns fãs fanáticos. Mas eu ainda tenho que fazer coisas de rockstar como cantar para as garotas.


A canção “Elephant Gun” foi utilizada como tema de uma micro-série brasileira baseada num clássico da literatura. Com isso, a banda se tornou o novo hype no Brasil. De que tipo de filmes ou seriados vocês gostariam de fazer parte na trilha sonora?
Se Federico Fellini ainda estivesse fazendo filmes, eu realmente aproveitaria a chance.

Vocês são fãs de Caetano Veloso. Como conheceram a música brasileira?
Eu já conheço a Tropicália há um tempo. Acho que a música brasileira sempre esteve ao redor da minha vida … eu tive aulas de português no colégio porque eu queria cantar em português …

Nenhum comentário: